MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Comecemos pela palavra MOTIVAÇÃO. Derivada do Latim motivus, que significa “mover”, pode-se entender que a motivação tem a ver com movimento. Pode ser “Aquilo que faz algo ou alguém se mover”. Nesse sentido, falar sobre motivação é falar sobre ação e a ação humana é multicausal.
Pode-se definir motivação como uma ação dirigida a algum(s) objetivo(s), que perdura no decorrer do tempo e que pode ser ativada por diversos fatores (em sua maioria subjetivos) tais como: necessidades, emoções, expectativas, valores, entre outros.
Trata-se de um processo psicológico complexo, pois não é um fenômeno diretamente observável e que, ao mesmo tempo, tem grande influência nas diferentes ações e escolhas de um indivíduo.
Diversas pesquisas têm mostrado, de muitas formas diferentes que os níveis de motivação e qualidade de vida no trabalho andam de mãos dadas e isso tudo afeta diretamente a produtividade final (em qualidade e quantidade). Pensar a motivação no trabalho é humanizar o trabalho, a empresa e, também, os clientes.
São diversas as teorias sobre motivação, sendo que, não raro, apresentam pontos em comum: 1) o foco no ser humano e suas necessidades; e 2) o pressuposto de que o ser humano atua sempre no sentido de seu autodesenvolvimento. Pensando um pouco nesses pontos em comum podemos formar algumas ideias:
O ser humano e suas necessidades X vida laboral:
Todo ser vivo tem necessidades. O ser humano (talvez o mais complexo dos seres vivos) tem necessidades mais complexas que outros seres vivos. São necessidades biológicas (comida, água, sono, etc), necessidades de segurança (moradia, estruturas de segurança), necessidades sociais (de se relacionar, de pertencimento, de ser útil ao outro, etc), necessidade de um sentido na vida, necessidade de auto-realização, entre outras, pois são inúmeras as necessidades.
O trabalho, por sua vez, possui uma gama de funções na vida do indivíduo. Ele é, dentre outras coisas, produção. É através do trabalho que nos sentimos úteis, produtivos, construindo algo. O trabalho também tem a importantíssima função de garantia de sustento, através da remuneração e todos sabemos da estreita ligação dessa remuneração com a qualidade de vida de uma pessoa.
Nos dias de hoje, está bastante claro que uma organização é formada por pessoas e que o ser humano é dos recursos mais importantes em uma organização. Não à toa, as pessoas são e devem sempre ser pensadas nos planejamentos estratégicos, táticos e operacionais das organizações. Como dito anteriormente, pensar a motivação no trabalho é humanizar o trabalho, trabalhador, empresa e clientes
Trabalhador, você se sente motivado?
E você, empreendedor? Gostaria de trabalhar a motivação em sua empresa?
Procure a gente!
Gabriel Speller Trajano
Se você estiver de acordo, basta que continue a navegar no site. Para mais informações, acesse nossa Política.
Saiba Mais