Avaliação de desempenho
Uma avaliação de desempenho é uma avaliação regulamentada em que os gestores avaliam o desempenho do trabalho de um funcionário. Serve para identificar os pontos fortes e os que precisam melhorar, oferecer um feedback e auxiliar no estabelecimento de metas.
Ela é um fator-chave para inspirar seus funcionários, melhorar a qualidade do trabalho e mantê-los motivados.
Uma análise de desempenho bem planejada aumenta o engajamento dos funcionários, cria uma cultura de feedback e desenvolvimento contínuo em sua organização.
Alguns modelos que utilizamos para avaliação de desempenho
1. Gerenciamento por objetivos:
É o método de avaliação de desempenho em que gestores e funcionários identificam, planejam, organizam e comunicam os objetivos a serem focados durante um período específico.
Após a definição de metas claras, os gerentes e liderados discutem periodicamente o progresso feito em atingir essas metas definidas.
Vantagens: o sucesso é medido em metas tangíveis e mensuráveis com interação constante entre gestor e funcionário.
Esse método de avaliação de desempenho é ideal para empresas de todos os tamanhos e para cargos de alta gerência como diretores, executivos, etc.
Exemplo:
- Cada gestor precisa definir de 5 a 10 objetivos expressos em termos específicos e mensuráveis;
- O gestor pode propor seus objetivos por escrito, que serão concluídos após revisão;
- Cada meta deve incluir uma descrição e um plano claro (lista de tarefas) para realizá-la;
- Determine como o progresso será medido e com que frequência (no mínimo trimestralmente);
- Liste as ações corretivas que serão tomadas se o progresso não corresponder com os planos;
- Certifique-se de que as metas em cada nível estão relacionadas aos objetivos organizacionais.
2. Feedback de 360 graus
No método de feedback de 360 graus, vários avaliadores estão envolvidos na avaliação do desempenho de um indivíduo. O feedback o funcionário é coletado por todas as pessoas da empresa que interagem com ele, incluindo superiores, colegas, subordinados e até clientes.
Quando cada funcionário de uma organização avalia seus gerentes, colegas, clientes, fornecedores e participa de uma autoavaliação regular, isso garante uma análise de desempenho eficaz com diversos níveis de transparência
Vantagens:
- Informar aos funcionários sobre como eles atuam e o impacto que isso tem sobre outras partes da empresa
- Serve como uma chave para iniciar atividades de desenvolvimento de carreira
- Incentiva os funcionários a investir no autodesenvolvimento
- Integra o feedback de desempenho com a cultura de trabalho e promove o engajamento
Exemplo:
- Cerca de 6 a 10 colaboradores preenchem um formulário de feedback online anônimo;
- Os respondentes são organizados em grupos, dependendo da relação com o colaborador, como gerente, colegas, etc. Se for apropriado, o feedback também pode ser obtido de fontes externas, como clientes.
- As pesquisas são baseadas em competências e as perguntas geralmente consistem em: classificação de competências de gerenciamento, como habilidades de liderança e comunicação, por exemplo, “Por quais motivos o fulano é um bom líder?”
3. Escalas de Classificação Ancoradas em Comportamento (BARS)
“Escalas de Classificação Ancoradas em Comportamento”, em tradução livre. Nesse modelo, a avaliação é feita com base no comportamento trazendo os benefícios qualitativos e quantitativos em um processo de avaliação de desempenho.
BARS compara o desempenho do funcionário com exemplos comportamentais específicos que são ancorados em classificações numéricas. Por isso,a avaliação de desempenho usando o método BARS fornece resultados mais precisos e imparciais.
Vantagens:
- Feedback aprimorado, gestão de desempenho precisa e consistente
- Enfatiza mais comportamentos específicos, concretos e observáveis
- Diminui qualquer chance de parcialidade e garante justiça em todo o processo de avaliação
Exemplo:
A avaliação que está sendo feita é de um colaborador do atendimento ao cliente. A pergunta poderia ser: “O funcionário atende o telefone prontamente/com gentileza?” e listaria as opções de classificações numéricas:
- Nunca
- Raramente
- Às vezes
- Normalmente
- Sempre
É claro que sempre haverá uma diferença nessa classificação de acordo com a categoria de cada empresa.
4. Avaliação psicológica
Avaliações psicológicas são úteis para determinar o potencial oculto dos funcionários. Este método se concentra na análise do desempenho futuro de um funcionário, e não em seu trabalho anterior.
Psicólogos qualificados conduzem uma variedade de testes (entrevistas aprofundadas, testes psicológicos, discussões e muito mais) para avaliar um funcionário com eficácia. No entanto, é um processo bastante lento e complexo, e a qualidade dos resultados é altamente dependente do psicólogo que administra o procedimento.
Vantagens:
- Extrai dados mensuráveis e objetivos não apenas sobre o desempenho de um funcionário, mas também sobre o potencial
- Pode ser implantado facilmente quando comparado com outros métodos de avaliação de desempenho
- Oferece aos funcionários introvertidos ou tímidos uma plataforma para provar seu potencial
Exemplo:
Um exemplo de teste psicológico é o Teste de Rorschach, que pede aos participantes que descrevam o que estão vendo em uma série de imagens de manchas de tinta.
Com base nas respostas às perguntas, os psiquiatras e terapeutas são capazes de identificar funcionários para trabalhar com gerenciamento e cargos de liderança, bem como criar programas de treinamento.
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