Benefícios do Recrutamento por Competências
Benefícios do Recrutamento por Competências
Cada posto de trabalho tem suas exigências: enquanto alguns cargos pedem habilidades técnicas impecáveis, outros demandam um conjunto de competências comportamentais muito específicas. Se os requisitos são variados, é natural que as maneiras de procurar e abordar cada tipo de candidato também os seja.
O que são competências técnicas?
Competências técnicas se referem à aptidão para empregar os meios disponíveis, visando atingir os objetivos propostos para certa função.
Assim, são atributos geralmente relacionados ao conhecimento do candidato em relação a sua experiência professional e acadêmica.
Um advogado emprega a linguagem para atingir o objetivo de defender os direitos da empresa, um contador utiliza softwares contábeis e a matemática para realizar balanços patrimoniais e um recrutador do RH aplica técnicas de seleção para encontrar os melhores profissionais, por exemplo.
Exemplos de competências técnicas
- Análise de dados: um bom analista de dados é capaz de observar e avaliar as atividades da organização de forma crítica e assim mensurar o sucesso de um projeto ou o impacto de uma mudança ou iniciativa.
- Comunicação escrita: saber se expressar bem de forma escrita é uma habilidade técnica indispensável em tarefas de muitas áreas como descrição de cargos, elaboração de atas, descrição de produtos e projetos etc.
Vale ressaltar que algumas dessas habilidades podem ser aprendidas em treinamentos posteriores à contratação. Resumindo, podemos afirmar que as competências técnicas compreendem aquilo que o colaborador precisa saber para executar as atividades de um cargo
O que são competências comportamentais?
Já as competências comportamentais se referem à existência de características pessoais compatíveis com as exigências do cargo.
Dessa forma, aqui temos habilidades mais focadas em características individuais da pessoa e de que modo ela se comporta no dia a dia de trabalho.
Criatividade, temperamento, atitude, disponibilidade e afins afetam diretamente a eficiência do trabalho.
De nada adianta ter apenas o conhecimento, é preciso colocá-lo em prática em prol das necessidades do cargo e da empresa. Para tanto, ter as competências comportamentais é fundamental.
É nesse sentido que competências técnicas e comportamentais são atributos complementares: enquanto a primeira determina o que um funcionário potencialmente pode realizar, a segunda cria condições para execução das ideias na prática.
Por que considerar as competências técnicas e comportamentais no processo?
Cruzar as competências técnicas e comportamentais dos candidatos de acordo com as especificações do cargo ao qual estes estão concorrendo traz enormes benefícios à organização e também evita grandes problemas.
Contratar as pessoas certas é o primeiro passo para garantir a adaptação e o bom desempenho delas em suas atividades, reduzindo assim a rotatividade que pode causar grandes prejuízos à organização
É o momento de filtrar os profissionais que, além de terem as habilidades técnicas necessárias para o bom desempenho do cargo, também possuam competências comportamentais que vão casar adequadamente com o cargo pretendido e com a organização como um todo.
Uma pessoa pode ser competente ao realizar determinada tarefa com um bom desempenho, mas o resultado nem sempre se torna regra.
Além disso, cada cargo e empresa necessitam de competências específicas, daí a importância de uma análise complexa no R&S.
O profissional com as competências ideais é aquele que possui as habilidades certas para transformar seus conhecimentos em resultados, de modo compatível com as tarefas designadas.
Tecnologia no recrutamento por competências
Todas as etapas do recrutamento por competências podem ser facilitadas pela tecnologia, que já oferece ferramentas exclusivas para o RH.
A inteligência de dados está no centro da inovação, pois permite que os profissionais de RH automatizem inúmeras tarefas do recrutamento e seleção.
Por exemplo, um algoritmo pode facilmente fazer o trabalho da triagem inicial dos currículos, filtrando os candidatos que realmente se encaixam nas competências exigidas.
Na hora de avaliar as competências técnicas, um jogo com missões e pontuação pode ser uma excelente maneira de testar as habilidades do candidato.
E quanto às soft skills, que tal começar sua seleção com um vídeo-currículo capaz de revelar a atitude do candidato?
Todas essas tecnologias já estão disponíveis para acelerar o recrutamento e seleção por competências, permitindo que o RH se foque nas funções estratégicas.
Se você estiver de acordo, basta que continue a navegar no site. Para mais informações, acesse nossa Política.
Saiba Mais