TESTES DE DISC PARA SELECIONAR COMERCIAIS O QUE SÃO? O QUE Medem? - ARTEAGA CONSULTORIA - Recrutamento e Seleção

TESTES DE DISC PARA SELECIONAR COMERCIAIS O QUE SÃO? O QUE Medem?

Em uma empresa para realizar processos seletivos, são aplicados os Testes Psicotécnicos que normalmente são avaliados por um psicólogo, porém, hoje existem ferramentas mais avançadas e fáceis de usar que permitem avaliar os aspectos mais importantes para qualquer trabalho, onde gráficos são mostrados fáceis de entender por qualquer pessoa.

Desta vez vamos falar um pouco sobre os Testes DISC para Selecionar Comerciais o  iDISC, que é o mesmo teste, mas que avalia mais aspectos que ajudam a escolher o melhor candidato e que oferecemos em ARTEAGA.

Quai é os testes iDISC para selecionar comerciais?

O DISC nos ajuda a medir a tendência de comportamento de uma pessoa, é um teste de personalidade onde o importante não é por que ou para quê, o importante aqui é como as coisas são feitas. O teste nos permite ter uma melhor compreensão de nossos comportamentos, é importante em termos de emprego, pois o teste nos dá resultados instantâneos e precisos do perfil psicológico de uma pessoa para saber se ela é adequada ou não para um emprego.

No caso de perfis comerciais, o iDisc permite identificar os fatores que aderem ou melhor caracterizam uma tendência comportamental associada a vendas ou trocas comerciais de acordo com o setor ou características exigidas (tipo de venda, tipo de produto, etc.). Poderíamos colocar esse tipo de perfil dentro de qualquer fator (dominante, influente, sereno ou compliance), levando em consideração as seguintes características:

Comercial dominante:

É um perfil que se caracteriza pelo alcance de resultados e pela comercialização de produtos estratégicos; oferece uma nova visão e se concentra nos resultados.

Ele é persistente, empreendedor e arriscado, sua força está em fechar negócios.

• O bom: tem ênfase na obtenção de resultados e faz um esforço extra para alcançá-los.

• Para ter em mente: se você não obtiver resultados apesar de seus esforços, poderá ficar entediado e deixar seu emprego

Persuassivo influintes:

É um perfil que busca sempre o contato, o relacionamento com o outro, abre mercados, se desenvolve com agilidade na persuasão dos clientes e comunicação efetiva com eles. Ele tem melhor desempenho ao lidar diretamente com as pessoas, pois precisa estar em constante comunicação.

O bom: é persuasivo, é mais fácil do que outros fatores para vender

Lembre-se: você precisa de contato constante com as pessoas para ter mais sucesso.

Serviço comercial

É um perfil que vende pelo serviço, é amigável, sua famosa frase é “o que você precisa?, como posso te ajudar?”, sua ênfase está na cooperação, apoio, ajuda.

• O bom: na comercialização de produtos ligados ao suporte, atendimento ao cliente, atenção às necessidades básicas.

• A ter em conta: devido ao seu espírito de ajuda, está focado em servir e não em vender como tal. Para um fechamento de negócios, ele tende a não propor se não esperar que o cliente solicite a venda do produto ou serviço.

Conformidade comercial:

Ele é um vendedor por conhecimento, ele oferece o produto porque o cliente precisa dele sob uma regra ou assim está estipulado que ele deve adquiri-lo, mas não por persuasão ao cliente e empatia com ele. É direto na venda oferecendo mais características técnicas do que benefícios.

O bom: é rigoroso na metodologia, por isso pode muito bem vender ou comercializar produtos com características técnicas específicas, produtos contábeis ou conhecimentos específicos, entre outros.

Para levar em conta: pode ser percebido como distante, frio e pouco empático na venda.

Concluindo, nenhum perfil ou fator é mais eficaz em vendas do que outro, trata-se apenas de qual produto ou serviço você deseja comercializar e focar em encontrar o melhor.


Quer enfatizar um pouco mais o que é o iDisc? O que mede?

Bem, aqui nós dizemos…

O teste avalia 4 aspectos principais baseados em comportamento e emoções, que são Dominante, Influência, Estavéis  e Analíticos (Dominance, Influence, Steadiness, Conscientiousness).

O teste de personalidade DISC mede como as pessoas se comportam diante de desafios e problemas, se falarmos em termos trabalhistas, é importante saber o que você faria diante dos conflitos que o trabalho pode apresentar

Esta parte avalia como a pessoa funciona em seu ambiente e como ela influencia os outros. Procura se ele se comunica com facilidade ou não, se tem qualidades de líder, se é introvertido ou extrovertido e qual o nível de otimismo.

O estável desempenha um papel importante, por isso o teste mede se a pessoa pode trabalhar sob pressão, como se comporta diante de mudanças na empresa e o ritmo de trabalho. Nesta parte, o teste procura aquelas personalidades que prestam mais atenção ao como e não aos resultados.

O Análitico neste teste avalia se a pessoa é daquelas que segue as regras e cumpre o que foi estabelecido por outros, é uma pessoa que cumpre os detalhes para oferecer um trabalho melhor?

Ao contrário de outros testes para seleção de pessoal, aqui não há resultados bons ou ruins, apenas mostra a tendência comportamental da pessoa, que pode ou não ser adequada para determinadas funções. O fato de uma pessoa obter resultados inferiores em qualquer um dos aspectos não significa que seja um mau funcionário, significa simplesmente que não possui a tendência comportamental correta para o cargo, mas poderia se encaixar perfeitamente em outro que exija sua personalidade .

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